Uso do celular

Uso do celular

  • Por Rodrigo Araújo
    .
  • .

Uso do celular 
Você está programando sua viagem para o Chile e ficou receoso em como usar o celular no exterior? Se esse for seu único problema, o blog Turistando Chile vai deixar algumas dicas de como fazer uma viagem internacional super tranquila, se manter conectado com a família e, de quebra, postar a foto daquela atração turística magnífica nas suas redes sociais em tempo real!

Além disso, ao manter-se conectado durante sua viagem internacional é possível fazer pesquisas e realizar traduções através dos serviços do Google, utilizar o celular como GPS ou guia para transporte público, chamar um carro particular (uber) em uma emergência, consultar avaliações dos usuários sobre determinado estabelecimento... enfim, nos dias de hoje, o uso do celular no exterior deixou de ser um luxo e passou a ser uma necessidade para os turistas.

Dicas de como utilizar o celular no Chile

As operadoras funcionam perfeitamente em praticamente todos os pontos turísticos mais badalados de Santiago, como a região metropolitana, nos vales onde ficam localizadas as mais famosas vinícolas, Valparaíso, Viña del Mar e Algarrobo.

 Entretanto, saber como usar o celular no exterior é essencial para garantir economia para o bolso e funcionalidade para sua viagem.

Liberar roaming internacional do celular

Geralmente, os valores cobrados pelas operadoras do Brasil para habilitar seus dados para uso no exterior não costumam ser baratas, entretanto, é uma opção viável em determinadas ocasiões, como por exemplo, para pessoas que trabalham com internet e necessitam de conexão contínua ou aquelas que não ficarão muito tempo em viagem internacional.
Uma dica da Turistando Chile é, antes de viajar para o Chile, contate sua operadora de telefone, consulte os preços cobrados no plano de roaming internacional e compare com as outras opções.

Desde novembro de 2018 se você vai ficar mais de 30 dias usando um chip chileno em seu celular  é preciso cadastrar seu aparelho num processo conhecido como Homologación Multibanda/SAE (Entre no site http://multibanda.cl/). Ou seja, atualmente está valendo esta regra. Este sistema emite um alarme em seu celular avisando sobre ocorrências de alguma catástrofe como terremoto, tsunami, erupção vulcânica entre outros.
Atenção: Se você vai contratar o roaming internacional ou vai usar menos de 30 dias o chip chileno, não precisa fazer este cadastro.

Desbloquear x Liberar

Solicite também a sua operadora que seu aparelho seja desbloqueado e liberado. As palavras são parecidas, mas são diferentes na hora de usar o celular.
Desbloqueado significa que você pode trocar o chip para qualquer operadora de seu país e o seu celular reconhece a rede e funciona.
Liberado significa que o aparelho pode ser usado fora do país de onde você comprou e o aparelho reconhece o chip e a operadora do país que você quer ativar.

Então para usar seu aparelho de celular com um chip de outro país seu aparelho terá que estar liberado. Para isso o fabricante (Samsung, Iphone, LG etc.) entregam um código para você conseguir liberar seu aparelho.

Para saber se você precisa ou não liberar o seu celular não tem jeito, você tem que ligar para o fabricante do aparelho. Sugiro que faça isso com tempo, já que demora para eles te encaminharem o código de liberação. 

Comprar um chip no Chile
Utilizar os serviços de internet disponibilizados pelas operadoras locais é uma das opções mais viáveis e econômicas para quem deseja se manter conectado com o mundo virtual, já que as operadoras chilenas oferecem diversos planos para o cliente.
Vale lembrar que essa é uma tendência mundial, pois as empresas de telefonias perceberam o potencial de mercado e passaram a oferecer planos e pacotes especiais para turistas, com períodos mais curtos de validade e sem fidelidade.

Além do mais, também é possível utilizar seu chip brasileiro aqui no Chile, depois de desbloqueá-lo para uso internacional. Entretanto, é importante frisar que as tarifas são bastante elevadas, o que torna o chip local uma ótima opção, mesmo para viagens curtas.

Onde comprar chip no Chile

No Chile você conseguirá comprar chips de celular ainda no aeroporto; mas é preciso se lembrar de que as lojas do aeroporto não ficam abertas 24 horas. Em todo caso, facilmente o turista encontrará um estabelecimento vendendo chips telefônicos, desde barraquinhas de jornal e comércios de rua até às lojas situadas dentro dos shoppings.

Quais operadoras funcionam no Chile

As principais empresas de telefonia celular operantes no Chile são Entel, Movistar, Claro, Wom e Virgin Mobile, todas com redes de internet 3G e 4G. Vale lembrar que as operadoras oferecem diversos tipos de planos para ligações e uso de internet. Uma dica é escolher o plano que ofereça o máximo possível para a cota de dados de internet, mas não se esqueça de separar um pouco dos créditos para realizar possíveis ligações de emergências.

Outra situação importante de saber é que, para ativar seu chip celular Chile, a operadora pedirá para registrar o RUT (RG chileno). Como você não terá esse número, alguém precisará ‘emprestar’ o RUT para você.
Consulte o seu promotor, ele irá te ajudar com isso e com outras coisas mais...  já estão habituados com essa situação e costumam cadastrar o chip para o turista e entregá-lo já funcionando, mas se você adquirir seu chip em uma barraquinha, por exemplo, possivelmente terá que solicitar a alguém para cadastrar o chip.

Lembre-se de usar e abusar as redes de wi-fi que encontrar pelo caminho e de sempre desligar os dados do chip sempre que não estiver usando, tendo em vista que o celular pode conter aplicativos que usam a internet em segundo plano, consumindo seus dados. E caso apareça qualquer dúvida, manda um recadinho no whatsapp da nossa equipe, teremos o maior prazer em ajudá-lo!

NEWSLETTER

Inscreva-se e receba nossas novidades, promoções!