Qual o melhor mês para viajar para o Chile?

Qual o melhor mês para viajar para o Chile?

  • Por Karina Eccel
    .
  • De Norte a Sul, o Chile reserva muitas surpresas para você.

 Ao contrario do que a maioria das pessoas pensam, no Chile não tem somente neve e estações de esqui.

O país tem as quatro estações do ano bem definidas (Primavera, Verão, Outono e Inverno) e vamos deixar um pequeno guia para você entender melhor as estações do ano por aqui e programar sua viagem sem surpresas.

Qual o melhor mês para viajar para o Chile?

O Chile é um país com muitos atrativos e uma ótima opção de destino para o ano todo. Temos estações de esqui, praias lindíssimas, uma cidade rica em cultura e gastronomia, temos vulcões, lagoas de sal, deserto, termas, geysers, vinicolas, parques e praças, montanhas para escalar e cachoeiras para descer!

De Norte a Sul, o Chile reserva muitas surpresas para você.

 

 

 PRIMAVERA – Outubro, Novembro e Dezembro.

Regiões mais indicadas para visita nesta época: Norte (Atacama, La serena) e Centro (Santiago)

As temperaturas começam a subir, mas o casaco deve continuar fazendo parte da rotina, mesmo que somente para um passeio na bolsa ele é muito indicado, pois saímos de um inverno de temperaturas negativas para dias mais quentinhos, de sol e de cor. Os dias amanhecem fresquinhos, por volta dos 10 graus, e logo começa a esquentar. Até a hora do almoço chega aos 25 graus, e no final do dia volta a ficar fresco. Os dias já não são tão curtos como no inverno: o sol nasce por volta das 7 horas da manhã e se põe lá pelas 8 horas da noite. Na primavera as praças de Santiago ficam ainda mais bonitas e convidativas para um passeio. Com sorte, você pode conhecer o Deserto Florido, no Atacama.

 

VERÃO – Janeiro, Fevereiro e Março.

Regiões mais indicadas para visita nesta época: Centro (Santiago) La Serena (Norte) e Sul (Patagonia Chilena)

Se você já sabe que o Chile tem um inverno de congelar, então saiba também que o verão aqui é de torrar! As temperaturas oscilam entre 15 a 35 graus, com sensação térmica às vezes ultrapassando os 40 graus. Nesta época é de extrema indicação o uso do protetor solar, labial e litros e litros de água para não causar desidratação. Algumas pessoas sentem a necessidade também de aplicar soro no nariz para amenizar o ar seco.

No verão o Chile ganha outra cara. É a melhor época para se deliciar em atividades como o Rafting em Cajon del Maipo (região central), conhecer a maior piscina do mundo (região central), visitar baleias e pinguins em La Serena (Norte), e as cascatas de mármore na patagônia chilena (região sul)

O Atacama, na região Norte do Chile não é muito indicada nesta época, pois ocorre o fenômeno conhecido como Inverno Antiplânico. Este fenômeno pode ocorrer entre os meses de Janeiro e Fevereiro e muitos passeios podem não ser possiveis de se realizar devido a dias chuvosos.

 

OUTONO – Abril, Maio e Junho.

Regiões mais indicadas para visita nesta época: Centro (Santiago) Atacama e La Serena (região Norte)

Depois de três meses de um clima seco e muito quente, finalmente as temperaturas começam a cair, as manhãs são geladinhas e as temperaturas variam entre 10 e 25 graus. O sol se põe mais cedo e os dias já não são tão longos como no verão, mas ainda assim você terá muito que desfrutar dessa estação de clima muito agradável e com uma beleza singular. Já é possível ver alguma neve tornando o topo das Cordilheiras branquinhas. No final do dia, a temperatura volta a cair e muitas vezes acompanhada de um ventinho gelado, então, mesmo que você saia com um sol quentinho na hora do almoço, não se engane e leve um casaco, com certeza você vai usá-lo.​

Todo momento é propício para um bom vinho, mas especialmente no Outono, as vinícolas ganham um tom todo especial. As Parreiras ficam bem cheias e convidativas a belas fotos, e você tem a oportunidade de comer uvinhas direto do pé. Undurraga, Santa Rita, Valle de Casablanca, Emiliana e Cavas del Valle são algumas das opções para um dia inteiro de passeio.

 

INVERNO – Julho, Agosto e Setembro.

Regiões mais indicadas para visita nesta época: Centro (Santiago)

Nos dias de inverno, a cidade de Santiago amanhece entre 0 e 5 graus, mas até a hora do almoço a temperatura já subiu para 10, 15, 25 graus, depende dos caprichos da mãe natureza.

Essa época é a preferida dos brasileiros para a prática de atividades na neve, principalmente o Ski e o Snow, que apesar de ser uma atividade bem radical, os centros de ski dispõem de aulas para iniciantes, assim você pode aproveitar ao máximo e ainda viver aquela aventura.

Não apenas por sua proximidade com o Brasil, mas também pela qualidade das estações de esqui e variedades em esportes, o Chile foi eleito como o melhor destino para Brasileiros a procura de aventuras, na América do Sul.

 

É inevitável vir ao Chile no inverno, e não querer aproveitar para conhecer mais de uma região. A grande maioria dos turistas escolhem conhecer a região Central e Norte.

Não que o Atacama seja inviável de se visitar no Inverno, mas se você pretende ir no inverno, saiba que o número de casacos, roupas térmicas, cachecóis, toucas e luvas devem ser triplicados na mala, já que em alguns passeios a temperatura chega a -14°.
 

Viu só? Não importa quando você vem ao Chile, durante todo o ano tem algo novo e inesquecível para conhecer!

 

Planejamento é a melhor das dicas para quem vai realizar qualquer viagem! Sendo assim, não se esqueça de que a Turistando está preparada para viver tudo junto com você, aqui no Chile e no mundo todo!  

 

Deixe as sensações das novas experiências aflorarem enquanto nós cuidamos da sua diversão, pois sabemos que bom mesmo é viajar com o coração tranquilo.  

NEWSLETTER

Inscreva-se e receba nossas novidades, promoções!