Qual a melhor estação de esqui do Chile?

Qual a melhor estação de esqui do Chile?

  • Por Rodrigo Andrade
    Turistando Chile
  • De sonho na infância a desejo número um de muitos brasileiros.

De sonho na infância a desejo número um de muitos brasileiros, a neve é um dos principais atrativos chilenos para atrair turistas durante a alta temporada. E para os que anseiam conhecer os flocos de gelo de perto, as estações de esqui mais charmosas e famosas do hemisfério sul, sempre cobertas de neve entre os meses de junho e setembro, oferecem inúmeros atrativos para a temporada. Mas diante de tantas opções, qual é a melhor?

Confira:

Parque Farellones

Farellones é um dos mais tradicionais centros de esqui do Chile e se difere – e muito – dos demais por conta da sua proposta amistosa aos não esquiadores, já que oferece inúmeros atrativos fora o esqui, como uma extensa área não esquiável para simplesmente se jogar na neve e brincar fazendo bonecos e anjinhos como uma criança. Os pequenos, aliás, adoram o espaço e fazem do Parque Farellones o destino ideal para famílias em geral.

Fora a área não esquiável, Farellones conta ainda com atividades como tirolesa, ski bunda, passeios de trenó, trilhas de bicicleta, raquetes de neve, teleféricos, tubing e, claro, o bom e velho esqui e snowbord.

A estação reservou cerca de 22 pistas, mas para quem já sabe esquiar o local não é de grande valia. Os trajetos são curtos e fáceis para tornar a experiência de quem não é muito íntimo da neve ainda mais confortável e especial. E a exemplo de outros complexos nevados, também é possível tomar aulinhas com instrutores locais. Vale lembrar é claro, que muitas dessas atrações requerem limites de peso e altura. Mínimo de 1,20 metros de comprimento e máximo de 100 kg.

O Parque de Farellones está a apenas 40 quilômetros da capital Santiago e é uma das mais antigas estações de esqui da América do Sul e a menor e mais baixa da região.

El Colorado

Pertinho de Santiago, o centro de esqui de El Colorado é um verdadeiro paraíso para quem está aprendendo a esquiar, já que oferece pistas mais largas e menos íngremes, mesmo estando próximo ao cume da montanha – 2.560 metros acima do nível do mar. O número de pistas também surpreende. Atualmente são cerca de 112 pistas espalhadas em uma área esquiável de 1.100 hectares.

Os trajetos de nível básico e intermediário, inclusive, equivalem a cerca de 70% do número de rotas, sendo, assim, muito procuradas pelo público brasileiro que nunca teve contato com a neve por conta da facilidade e variedade de pistas. Crianças também são muito bem-vindas ao complexo. Há meios de elevação e escolinha de esqui para elas também. São aceitas crianças a partir dos 3 anos de idade.

Outra vantagem que o centro de El Colorado oferece é a ligação com algumas estações vizinhas, aumentando ainda mais as áreas para a prática da modalidade. Teleféricos, Snowparks – pistas com obstáculos para a realização de manobras sob a prancha –, escola de esqui e, caso você adquira pacotes para outras estações próximas, como o Parque Farellones, por exemplo, é possível aproveitar outras atividades, como andar com raquetes de neve, tirolesa e etc.

El Colorado está situado a apenas 40 quilômetros da capital Santiago, ao lado do Parque Farellones, que é administrado pelo mesmo Grupo. Juntas, formam um dos maiores complexos de esqui do hemisfério e carregam a tradição de ser uma das mais antigas estações de esqui da América do Sul.

Valle Nevado Ski Resort

Queridinha dos brasileiros, o Valle Nevado é uma das estações mais badaladas do Chile. Não à toa, o complexo andino é reconhecido como a maior estação de esqui do hemisfério sul. São mais de 40 pistas de esqui e snowboard para diferentes níveis de esquiadores.

Para os mais inexperientes, a Escola de Neve do Valle Nevado está apta a receber e ensinar crianças, adultos e portadores de necessidades especiais a darem os seus primeiros passos e manobras em cima de um esqui ou prancha.

Já para os mais aventureiros, o resort nevado conta ainda com o The Gap Snowpark, uma área especialmente desenvolvida para a realização de manobras radicais sob a prancha de snow e o serviço de Heliski, que permite o acesso a lugares ainda inexplorados –neve ainda virgem - com o auxílio de helicóptero.

Em termos de experiência, um bate-volta no complexo atende – e muito bem – aqueles que nunca tiveram contato com a neve e anseiam por boas fotos e um chocolate bem quentinho. Mas, para quem tem ambições um pouco maiores, como aprender a esquiar, por exemplo, a hospedagem é imprescindível.

O Valle Nevado está situado a cerca de 60 quilômetros de distância de Santiago e conta com três hotéis – Tres Puntas, Puerta Del Sol e Valle Nevado -, seis restaurantes e bares, SPA e Ski Shop para compras de equipamentos de neve e lembrancinhas.

Portillo

Cravada no meio dos Andes, a apenas 3 quilômetros de distância da fronteira com a Argentina e às margens da Laguna del Inca, Portillo é o mais tradicional centro de esqui do Chile, tendo sido construído no final dos anos 40 pelo governo chileno para difundir o esporte na América do Sul. Sua estrutura difere e muito de outras estações mais badaladas, como Valle Nevado, já que oferece ares de hotel na montanha.

Nas pistas do complexo, inclusive, é muito comum encontrar esquiadores de ponta treinando para campeonatos mundiais e Jogos Olímpicos. Mas não se assuste. Há meios de elevação para todos os níveis de esquiadores.

Ao todo, Portillo conta com cerca de 35 pistas e 14 meios de elevação espalhados em cerca de 500 hectares e a uma altitude máxima de 3.310 metros acima do nível do mar. Em termos geográficos, a infraestrutura pode não surpreender, mas se tratando de qualidade, ela é excelente. 

Fora o esqui, um dos atrativos da estação diz respeito a Laguna del Inca, que além de ser deslumbrante é muito romântica. O hotel, de inconfundível fachada amarela e azul, também guarda grandes surpresas, mesmo sendo um “senhor” com mais de 60 anos de idade. Para a galera mais animada, o bar do hotel conta com pequenas apresentações musicais ao vivo. Uma boa pedida para um drink. ;) 

Outro ponto a se destacar diz respeito ao caminho até a estação, já que para acessá-la é preciso passar pela famosa estrada dos Caracoles, que é reconhecida como uma das mais perigosas do mundo. Mas nada de pânico. O trajeto, embora seja repleto de curvas fechadíssimas, é perfeitamente seguro – se feita com cuidado, é claro – e muito bonito. Antes de subir, lembre-se de cobrar chicletes ou mascar menta. Isso lhe ajudará a mitigar os impactos da altitude.  

La Parva

De todas as estações de esqui chilenas, La Parva é, com certa relutância na afirmação, a menos badalada e conhecida. E isso, pode ser facilmente constatado com uma simples comparação: o número de turistas que sobem às estações vizinhas, como o Valle Nevado, Farellones e El Colorado, por exemplo.

Mas a ausência de fama não quer dizer que La Parva seja pior do que os primos mais conhecidos. Muito pelo contrário. O local transpira exclusividade e, em certos casos, pode ser bem vantajoso. Por ser menos badalada, La Parva oferece menos filas, aglomerações e um clima bem mais tranquilo para esquiar.

E por falar em esquiar, La Parva conta com cerca de 30 pistas. E aqui, quem se diverte mesmo são os esquiadores de nível intermediário – avançado. Para iniciantes, há opções, mas não muitas. O lado bom é que as pistas de La Parva se conectam com as do Valle Nevado, o acaba compensando para quem deseja ter uma experiência mais ampla.

Em termos de estrutura, La Parva também não deixa a desejar. Em contrapartida, não oferece serviço de hotelaria. Apesar disso, há várias opções de apartamentos particulares para aluguel, com cerca de 7.000 leitos.

O complexo de La Parva, um dos passeios premium da Turistando Chile, está situado a 2.700 metros de altura e a 50 quilômetros de distância da capital Santiago. Em conjunto com El Colorado e com o Valle Nevado, vizinhos de La Parva, a região se torna a maior superfície esquiável da América do Sul.

Para saber mais sobre os pacotes comercializados pela Turistando Chile, entre em contato com um de nossos representantes pelo WhatsApp +56 95839-4606 ou pelo e-mail contato@turistandochile.com.br

NEWSLETTER

Inscreva-se e receba nossas novidades, promoções!