Perigos da Neve

Perigos da Neve

  • Por Francisco Araújo
    .
  • .

Quando o assunto é o Chile, um dos temas que mais chamam a atenção do turista é a neve. Para os caçadores de emoções que verão a neve pela primeira vez, é importante saber que, apesar de tudo, a época de neve no Chile esconde pequenos perigos que é melhor serem evitados. Mas fique tranquilo, não é nada alarmante, como veremos abaixo.

Perigo na neve

Preparar a mala corretamente é essencial para afastar um dos principais perigos da neve: O frio extremo. Desse modo, fazer a mala adequadamente e ter noção dos efeitos que a exposição do corpo na neve traz pode garantir férias inesquecíveis, sem nenhum perigo.

O turista precisa levantar todas essas informações antes de se aventurar, se precavendo inclusive para os casos de acidentes com luxações ou fraturas. Não se esqueça de sempre utilizar protetor solar e óculos de sol, pois os raios solares, quando refletidos na neve, queima bastante a pele e ofusca a visão.

Quando neva no Chile?

O período de neve no Chile, geralmente, vai de junho a setembro. Entretanto, é sempre importante lembrar que a temporada de neve no Chile pode ser antecipada ou atrasada... tudo dependerá das condições climáticas.

E se nevar demais?

Como tudo depende da mãe natureza, é possível que o turista se depare com uma nevasca intensa ou tempestade de neve durante sua visita às terras andinas. Apesar de raro, lembramos que que alguns passeios podem ser cancelados ou se tornem inacessíveis se nevar demais; tudo dependerá da intensidade da nevasca. Existem nevascas fortes o suficiente para provocar o fechamento de aeroportos!

E se não nevar?

Durante a temporada de neve no Chile, dificilmente o turista vai encontrar grandes períodos sem neve. Pode até ser que em um dia, especificamente, não esteja nevando, mas nas estações de esqui, por exemplo, é possível praticar diversas atividades devido ao acúmulo de neve dos dias passados.

Além do mais, para quem ficará hospedado na cidade de Santiago – onde raramente neva, até mesmo durante a temporada de neve – será possível fazer um tour pela cidade e conhecer todas as atrações turísticas da cidade de Santiago no Chile.

Esquiar é perigoso?

Apesar de surgir casos recentes de acidentes com esqui, dados mostram que a praticar esqui é muito seguro para a maioria dos praticantes, inclusive os iniciantes. Porém, como toda prática de esporte, é preciso ficar atento.

O esqui exige preparação física adequada e a utilização de equipamentos específicos, como capacetes, luvas, botas, óculos especiais, além do próprio esqui com os bastões (poles) e dos bindings, que permitem a fixação da bota no esqui. Importante frisar que não se pode esquecer-se das roupas adequadas para a neve, como casaco, calça e meias impermeáveis.

Para os iniciantes, é importante se submeter a uma aula de esqui com um instrutor local, para afastar riscos de acidentes. A aula de esqui é importante para o aventureiro se adaptar aos equipamentos, a área e ao contato do esqui com a neve.

É perigoso dirigir na neve?

Se você não está acostumado a dirigir na neve, se aventurar pelas montanhas de carro pode ser uma péssima escolha. Apesar de ser fácil dirigir pelas ruas de Santiago, o caminho até as montanhas podem apresentar alguns perigos para quem não conhece o local. Pra se ter uma noção, o caminho até as montanhas é sinuoso e recheado de curvas; e o trajeto pode levar mais de 02 horas!

Em qualquer local, dirigir na neve não é uma tarefa simples para quem não está habituado, de modo que qualquer equívoco pode causar um acidente sério. Leve em consideração que os pneus derrapam com mais frequência até mesmo quando estão equipados com correntes. Uma dica é contratar agências especializadas para subir as montanhas de carro.

Enfim, motivos para conhecer a neve não faltam; e com os cuidados necessários, visitar o Chile na temporada de neve é uma ótima opção para quem viaja sozinho, casais ou para toda a família. Contate a nossa equipe para viver de tudo que o Chile tem a te oferecer.

NEWSLETTER

Inscreva-se e receba nossas novidades, promoções!