Maratona de Santiago

Maratona de Santiago

  • Por Francisco Araújo
    .
  • .

No próximo dia 07 de abril a cidade de Santiago sediará a prova de corrida mais tradicional do Chile - e um dos eventos mais importantes de toda a América Latina - como é reconhecida a Maratona de Santiago do Chile.

Para se ter uma noção da importância desse evento, ele é um dos poucos a receber o reconhecimento da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), considerada a maior associação de atletismo do mundo!

Estima-se que mais de 30 mil atletas serão inscritos nos três percursos disponíveis para a prova – que conta com uma meia maratona (21k) e uma prova de 10k, além da tradicional maratona (42k). A Maratona de Santiago no Chile é praticamente toda plana e 80% do seu trajeto é disputado em avenidas de várias pistas.

A corrida é realizada sempre no primeiro domingo do mês de abril e tem recebido cada vez mais participantes, das mais diversas nacionalidades, pois além de sua representação no cenário do atletismo mundial, existe a chance de vislumbrar diversos pontos turísticos da região, como parques, o rio Mapocho que corta a cidade, o bairro Providência e, mais distante, é possível avistar a Cordilheira dos Andes.

A prova também é reconhecida pelo excelente clima do ar e pelo rigor na organização. As largadas são dividas através de categorias e a prova conta com postos de hidratação a cada 5 km. Além do mais, a altimetria da maratona de Santiago apresenta algumas leves subidas e descidas, entretanto, pouco perceptíveis.

Um registro interessante é o fato de que, a partir do ano de 2018, o evento passou a contar com a Maratona Social, que através de diferentes atividades e ações pretende ocupar todos os espaços do circuito do maior evento do atletismo chileno.

Segundo a organização da Maratona de Santiago do Chile 2019, a ocupação virá através de intervenções artísticas e culturais em apoio às causas sociais, como o comprometimento com os cidadãos, fundações solidárias e compromissos com a sustentabilidade.

O Palácio de La Moneda, na Plaza de la Ciudadania é o ponto de partida e chegada; além de ser o cenário escolhido para espetáculos musicais que ocorrem durante a Maratona de Santiago.

O local fica situado estrategicamente entre duas estações do metrô para facilitar a locomoção de todos, inclusive dos diversos turistas que vem somente para prestigiar a prova. Vale lembrar que Santiago possui diversos pontos turísticos, é incrivelmente moderna e considerada uma das cidades mais civilizadas da América do Sul, o que resulta na alta oferta de turismo na região.

Dessa forma, se você pretende viajar para o Chile para competir ou somente admirar a Maratona de Santiago 2019, prestigie nossa cultura um pouco mais; conte com a ajuda da equipe da Turistando Chile para viver tudo o  possível e conhecer as diversas outras qualidades que nossa região pode lhe oferecer!

Cogite realizar um city tour cultural pela cidade de Santiago ou um passeio relaxante pelas vinícolas, por exemplo. Deixe seus sentidos livres para experimentar novas experiências

NEWSLETTER

Inscreva-se e receba nossas novidades, promoções!