Las Melosas - Cajon del Maipo

Las Melosas - Cajon del Maipo

  • Por Francisco Araújo
    Escritor
  • .

 “Um destino paradisíaco do turismo chileno”.

Assim pode ser definida Las Melosas, localizada na região de Cajón Del Maipo, Santiago. Os turistas costumam dizer que o cenário local parece ter sido polido pelos deuses devido à tamanha beleza derivada do encontro do céu e das montanhas, da fauna e da flora, das rochas e das águas do Rio Maipo. Não por acaso a ponte de entrada no local é chamada de ‘El Cristo’.

Las Melosas é o lugar onde as rochas gigantes abrem caminhos para a fluência das águas frias do Rio Maipo. A parede de rochas chama atenção pela imponência e variedade de cores e formas - ora achatadas, ora arredondadas – que formam uma paisagem única. O degelo das montanhas abastece o fluxo de água do rio, que pode alterar a sua coloração e destacar ainda mais o cenário rochoso, dependendo da época do ano.  A melhor época para visitar Las Melosas San Jose de Maipo vai do final de outubro até meados do mês de abril, pois em outras épocas existe a possibilidade de ter neve na estrada, fazendo com que alguns trechos fiquem perigosos ou intransitáveis. Entretanto, para os amantes da neve, é possível apreciá-la do topo da Cordilheira dos Andes em qualquer época do ano! Além do mais, entre outubro e abril as temperaturas são mais convidativas. Nessa época do ano os dias são mais ensolarados e a temperatura costuma ultrapassar os 25º C, cenário perfeito para fazer um passeio pela natureza e quem sabe até se banhar nas cachoeiras acessíveis na região.

 Veja abaixo algumas curiosidades e dicas que a equipe Turistando Chile preparou para quem visita a região: 
- É importante lembrar-se de levar agasalho na sua visita ao local. Não podemos nos esquecer de que Cajón Del Maipo fica situado no meio da Cordilheira dos Andes e o clima por lá muda constantemente, com possibilidade de ventos frios sem avisos, também não se esqueça de levar o protetor solar e tomar bastante água.
 - O ideal é optar por roupas confortáveis e, sempre que possível ir com calçados de trekking (trilha), para evitar acidentes no terreno rochoso (pedrinhas).
 - A trilha para chegar até o local é considerada de nível médio, de curta distância e é possível  ser feita com crianças. Mas é preciso tomar muito cuidado e não tirar os olhos dos pequenos um minuto!
- Se estiver com criança de colo, utilizar o canguru é uma ótima alternativa para garantir a segurança dos pequenos.
- Para os mais aventureiros, Las Melosas também é o destino ideal em Santiago. As rochas singulares e a possibilidade de se conectar com a natureza tornam a região convidativa para a prática de escalada profissional e esportiva.


O caminho entre Santiago e Cajón Del Maipo é tranquilo! A estrada que dá acesso ao local é asfaltada em todo o trecho e o trajeto dura em torno de duas horas, partindo do centro. Não por acaso a região é bastante procurada pelos moradores de Santiago para um bate e volta de final de semana. Entretanto, uma recomendação é nunca entrar nas montanhas sozinho ou com tempo ruim. O clima pode mudar repentinamente e trazer surpresas desagradáveis. Opte sempre por passeios monitorados ou os serviços de agências de turismo.

Las Melosas faz a gente perceber que a beleza da região de San José del Maipo não pode ser resumida à região de ‘Embalse El Yeso’.

Definitivamente, este destino tem seu lugar garantido como um dos pontos turísticos mais lindos na região,  este oásis da cordilheira é uma das principais maneiras de se conectar com a natureza durante sua estadia no Chile.

Não se esqueça de que a Turistando Chile pode te levar a viver tudo isso e mais um pouco. Vem com a gente experimentar novas sensações.

Mire na diversão e deixe a gente cuidar do resto pra você, pois sabemos que bom mesmo é viajar de coração tranquilo.

Vem viver tudo conosco!

NEWSLETTER

Inscreva-se e receba nossas novidades, promoções!