Fiestas Pátrias 18 e 19 Setembro

Fiestas Pátrias 18 e 19 Setembro

  • Por Rodrigo Andrade
    .
  • O que preciso saber sobre um dos feriados mais tradicionais do Chile e como aproveitá-lo?

O que há para se fazer durante o feriado?

Em termos comparativos, as Fiestas Pátrias estão para os chilenos como Carnaval ou São João está para nós brasileiros. Por todo o país se armam feirinhas chamadas Fondas com barraquinhas com todo tipo de guloseimas chilenas para experimentar, como uma incrível abundância de empanadas, carnes grelhadas no espetinho e bebidas como o popular terremoto, composta por Vinho tinto ou branco, sorvete de abacaxi, Fernet, Granadina, Rum, Conhaque e Pisco chileno.

Durante as Fondas também é muito comum assistir a apresentações de música e Cueca, que é um tipo de dança típica do Chile. O epicentro popular destas festas é o Parque O’Higgins, mas há boas opções em outras regiões de Santiago, como em Las Condes e em Providencia. Para ingressar nos festejos normalmente é cobrada uma taxa que pode variar entre CLP 3.000 a CLP 5.000.

E por falar em música, é ao longo do feriado que as noites fervem na capital andina. Bom para quem gosta de festa e está solteiro!

O que fecha?

Considerados pelo Governo Chileno como feriados irrenunciáveis para o comércio, muita coisa fecha nestes dois dias. Inclusive os grandes centros comerciais, como lojas, shoppings, supermercados e afins. Apenas pequenos estabelecimentos atendidos pelos próprios donos e lugares que ofereçam serviços de lazer, como cinemas e restaurantes podem funcionar.

Museus e Vinícolas também costumam fechar. Mas não são todas que seguem esta tendência. As vinícolas Undurraga e Santa Rita, por exemplo, irão operar normalmente nos dias 18 e 19 deste ano. Já a Casa de Pablo Neruda ficará fechada todos os dias. Demais atrações turísticas em Santiago, como o Mercado Central, Cerro San Cristóbal e o Cerro Santa Lucia devem operar normalmente.

O que fazer fora de Santiago?

Conhecer a parte litorânea mais famosa do Chile pode ser uma boa opção de passeio fora de Santiago durante as Fiestas Pátrias. Valparaíso e Vinã Del Mar, aliás, ficam pertinho da capital, cerca de 130 quilômetros e oferecem atrativos bem interessantes, como excursionar os principais pontos turísticos da região com a Turistando Chile em um pacote exclusivo com guia turístico. Ao longo do feriado as cidades também contarão com fondas.

Programar um passeio para Cajón Del Maipo e aventurar-se pela região também pode ser uma boa ideia. O local é muito famoso para quem é apaixonado por natureza e gosta da adrenalina do rafting. Confira o pacote que a Turistando Chile oferece para o destino aqui.

O que não fazer fora de Santiago?

O que não fazer é um tanto quanto subjetivo, mas subir a montanha durante as Fiestas Patrias não parece ser uma boa ideia. Certamente metade da população de Santiago estará lá e você pouco poderá aproveitar. Deixe para ir antes ou depois destas datas e evite o risco. As estações de esqui estão para os chilenos no feriado assim como o Ibirapuera está para o paulista e Copacabana para o carioca durante os feriados. Lotados!

Conclusão!

Há opções tanto para quem deseja ficar ou sair da capital durante as Fiestas Patrias. Mas o melhor a se fazer é aproveitar as Fondas de Santiago e os passeios para Valparaíso e Viña Del Mar. E nada de desespero. Serviços básicos, como casas de câmbio, farmácias e pequenos comércios estarão funcionando normalmente. 

 

OBSERVAÇÃO:

Durante o feriado das Festas Pátrias sempre consulte o horário de funcionamento do local que deseja visitar.

 

Para saber mais sobre os pacotes comercializados pela Turistando Chile, clique aqui ou entre em contato com um de nossos representantes pelo WhatsApp +56 95839-4606 ou pelo e-mail contato@turistandochile.com.br

NEWSLETTER

Inscreva-se e receba nossas novidades, promoções!