Dicas para iniciantes no esqui

Dicas para iniciantes no esqui

  • Por Rodrigo Andrade
    .
  • -

Pode até parecer besteira, mas brincar na neve é, sem sombra de dúvidas, o sonho de viagem de muitos brasileiros, que acostumados com sol e calor nem sequer imaginam a sensação de pisar em uma superfície tão fofinha, branquinha e gélida. Esquiar e praticar snowbord, então, nem se fala... muitos, aliás, nem consideram esta possibilidade por acharem a prática um bicho de sete cabeças e uma fantasia pra lá de distante.

Mas o que pode parecer um devaneio longínquo, na realidade não é. E para quem já está de viagem marcada para o Chile e pretende ir além dos bonequinhos de neve e se aventurar nas melhores estações de esqui do Hemisfério Sul, nós, da Turistando Chile te damos uma ajudinha para que você não faça feio na hora H.

  1. Roupas

Antes mesmo de pensar em pegar o esqui ou a prancha de snow e sair por aí, lembre-se de que a dica número 1 começa ainda no Brasil, na hora de fazer a mala.  Além do mais, o importante aqui é qualidade, não quantidade. Portanto, é altamente recomendável que se utilize roupas propícias para a prática, como calças, meias e casacos impermeáveis. Nada de utilizar duas meias, três casacos e duas calças. Isso só reduziria a sua mobilidade e te faria cair mais rápido.

  1. Equipamentos

Além das roupas, é de extrema importância a utilização de equipamentos de segurança, como capacetes, por exemplo. E mesmo que a pista não represente perigo algum, ele é um acessório obrigatório, viu? Outro fator importante para se atentar é ao tamanho dos equipamentos, pois eles devem estar perfeitamente ajustados nos seus pés. Caso contrário, você perderá aderência. Ah, e não precisa ficar assustado e sair fazendo compras desnecessárias por ai, viu? As principais estações de esqui, e lojas autorizadas do Chile oferecem o aluguel de equipamento.

  1. Instrutor

Se você está pensando em pular esta dica e partir para o Youtube, esqueça essa ideia. Esquiar não é como fritar um ovo ou dar nó em uma gravata. Portanto, faça uma ou mais aulas com algum instrutor local, se possível. Só assim você poderá ter uma noção melhor do esporte e evitar acidentes e tombos desnecessários. P.S: Cair é inevitável, ok? Mas fazendo umas aulinhas você poderá cair menos. Olha só que legal... ;)

  1. Ambientação

Quem acompanha futebol sabe. Sempre que um time vai jogar fora de casa (em estádio que não é dele) existe o chamado treino de reconhecimento de gramado. E se é assim na grama, que existe em qualquer lugar, porque é que não seria assim na neve também? Logo, antes de começar a esquiar é muito importante que você caminhe pelo local calçando as suas botas de esqui para se adaptar ao local e ao equipamento.

  1. Noções de base

Essa aqui vale ouro! Equilíbrio e posicionamento são as chaves para aprender a esquiar. Mantenha os joelhos sempre flexionados e incline o corpo para frente, utilizando os bastões como auxílio. Desta forma, você evitará quedas e conseguirá esquiar como manda a cartilha.

  1. Freio

Essa aqui então... nem se fala! Agora que você já teve noções de posicionamento e já está ambientado com a neve, é de bom tom saber frear, né? Um dos movimentos básicos para frear é conhecido como cunha, em que as pontas dos pés são viradas para dentro. Basta abrir bem as pernas e fechar os esquis para dentro, mas sem cruzá-los.

  1. Curvas

E virar, como é que faz? É super fácil, mas tudo depende da velocidade em que se está conduzindo o esqui. Quanto mais devagar, mais fácil. Simples assim. Portanto, se você ainda não tem noção e muito menos intimidade com a neve, é melhor andar tranquilamente. Ok, mas caso você se descuide – aham, sei – e precise realizar uma curva de forma mais rápida a dica é: Incline o corpo para o mesmo lado da curva.

  1. Cuidado por onde anda

Esquiar requer cuidado, até porque a neve encobre muitas coisas, como pedras. Por isso, é muito importante ficar atento ao caminho que se está percorrendo. Então, nada de ficar olhando para o equipamento ou para o chão, pois isso dá mais medo. Olhe somente para frente, pois será mais fácil para desviar de algum obstáculo a tempo.

  1. Evolução

Treine muito antes de arriscar pistas com maior grau de dificuldade. Geralmente, elas são classificadas de verde (as mais fáceis) a vermelha ou até preta (as mais difíceis). Aventure-se somente após conquistar plena confiança e equilíbrio nas pistas mais fáceis. Todo CUIDADO é pouco.

  1. Divirta-se

E por último, mas não menos importante, divirta-se. Mas lembre-se: antes de sair esquiando por aí, previna-se. Use sempre os equipamentos de segurança e escolha bem onde ter o seu primeiro contato com a neve. Caso ainda tenha dúvidas sobre qual estação é melhor, confira nosso outro post sobre as estações mais badaladas do Chile e descubra qual delas se adéqua melhor ao seu perfil.


Não se esqueça de que a Turistando Chile pode te levar a viver tudo isso e mais um pouco. Vem com a gente experimentar novas sensações.

Mire na diversão e deixe a gente cuidar do resto pra você, pois sabemos que bom mesmo é viajar de coração tranquilo.


Vem viver tudo conosco!