DICAS DE SEGURANÇA

DICAS DE SEGURANÇA

  • Por Rodrigo Araújo
    .
  • .

Apesar de o Chile ser um país muito seguro, sabemos que em qualquer lugar do mundo existe chance de ocorrer coisas desagradáveis que, se possível, devem ser evitadas. Desse modo, elaboramos algumas dicas de segurança para o turista no Chile.

TRANSPORTES CHILE

Que tipo de transporte utilizar no Chile é uma das principais dúvidas dos internautas e está totalmente relacionado às dicas de segurança para o turista em férias em terras chilenas. Vale lembrar que, assim como no Brasil, além de ônibus coletivos, o país também conta com táxis, motoristas por aplicativo (Uber) e malha ferroviária – Metrô, como é o caso de Santiago e Valparaíso.

- Metrô em Santiago Chile

O sistema metroviário de Santiago do Chile é um dos mais modernos da América Latina, com mais de 100 estações, vagões com ar condicionado e cerca de 120 km de extensão. Entretanto, assim como acontece no Brasil, existem diversos registros de furtos que ocorrem dentro dos vagões ou estações.

Uma dica da Turistando Chile para evitar transtornos é evitar os horários de picos - entre 08h00 e 09h30 e 17h00 as 20h00 - quando as estações ficam terrivelmente lotadas; e não se desgrudar um minuto de seus pertences, manter a bolsa sempre a frente do corpo e muita atenção ao celular e carteira.

Taxi em Santiago
Se puder evitar taxi em Santiago, evite. Infelizmente, esses profissionais não carregam boa fama quando o assunto é turismo no Chile. Existem relatos de adulteração de taxímetro, cobranças indevidas, trajetos maiores, etc.

Uber em Santiago
Os serviços da Uber também estão disponíveis em Santiago, no Chile. A utilização do serviço ocorre da mesma maneira que no Brasil, através de um aplicativo e é considerado um meio de transporte seguro no Chile. Considere adquirir um chip de uma operadora local para usar por aqui.

Acontece que o aplicativo ainda está em processo de regulamentação no país, de modo que os motoristas da Uber Chile não conseguem prestar seus serviços em alguns locais, como na área de embarque e desembarque de passageiros do aeroporto.

Aluguel de carro no Chile
Alugar um carro no Chile é um processo simples. Com a utilização de ferramentas especiais é possível até mesmo encontrar boas promoções. Mas alugar um carro em Santiago talvez não seja a melhor opção, tendo em vista que a cidade, super desenvolvida, apresenta os mesmos problemas que outras cidades grandes quanto o assunto é o trânsito de carros.

No quesito segurança, é preciso lembrar que um dos principais passeios do Chile está relacionado às visitas nas montanhas, cujo trajeto é considerado perigoso para os motoristas que não conhecem a geografia local. Vale lembrar também que se beber vinho não poderá dirigir, porque além de colocar a sua vida e a demais em risco, por aqui a lei seca funciona de verdade.

- Agências
Principalmente na alta temporada, surgem diversas agências de viagens oferecendo uma infinidade de atrativos com preços absurdamente abaixo do praticado por outras agências. Se presenciar esse cenário, desconfie!

Uma dica da Turistando Chile é investigar o passado da agência de turismo que deseja contratar. Por aqui existe o Sernatur, órgão responsável por promover o turismo chileno e onde é possível obter diversas informações das agências de turismo chilenas. Outra dica é verificar as recomendações de sites especializados, como o TripAdvisor.

HOTÉIS E RESTAURANTES
Para preservar sua segurança, dê preferência para estabelecimentos de boa procedência. Leve em consideração os comentários de outros turistas que já se hospedaram e/ou se alimentaram no local.

Vale lembrar que, na maioria das vezes, a localização correta pode ser o ponto principal da sua viagem; mas é muito importante pesquisar e absorver todas as informações possíveis de segurança do local onde deseja se hospedar. De qualquer forma, nesse post você encontrará boas dicas de onde se hospedar em Santiago no Chile.

CUIDADOS E OUTRAS DICAS ÚTEIS DE SEGURANÇA

Não beber na rua
Com exceção das Fiestas Pátrias, no Chile é proibido beber na rua, parques, praças ou locais públicos de todo país. Caso um policial presencie essa ação, poderá intimar, multar ou até mesmo prender quem burle essa lei.

Troca de dinheiro
Muito cuidados com as notas falsas e os estafadores – pessoas que ficam próximas às casas de câmbio oferecendo troca de dinheiro com valores mais atraentes que os das casas de câmbio. Uma dica que oferecemos ao nosso cliente consiste em realizar a troca do dinheiro na casa de câmbio da Rua Agustina, 637, onde prezam pela privacidade e segurança.

Cuidados especiais / documentos pessoais
Como já comentado acima, fique muito atento aos seus objetos pessoais como bolsas, celulares, carteira e sacolas. Além do mais, verifique seus documentos pessoais para não ser barrado pela burocracia. Por aqui é possível entrar usando o RG normal com expedição máxima de 10 anos, passaporte ou cédula de identificação profissional.

Fui roubado no Chile, e agora?
Caso você passe por essa terrível experiência, vá imediatamente ao Consulado do Brasil em Santiago. No caso de furtos, ou se você perder seu passaporte ou RG, é possível realizar um boletim de ocorrência antes de comunicar o Consulado Geral do Brasil. Apesar do imprevisto, será possível continuar curtindo a sua viagem após todos os procedimentos burocráticos.

CONHEÇA O CHILE
Esperamos que esse resumo possa te ajudar a sanar algumas dúvidas. E lembre-se que a equipe da Turistando Chile está totalmente preparada para tirar essas e outros tipos de dúvidas de quem pretende conhecer as terras chilenas. Mantenha contato com nossa equipe e deixa que a gente cuida do restante! +569 5839-4609.

NEWSLETTER

Inscreva-se e receba nossas novidades, promoções!