Compra de Vinho

Compra de Vinho

  • Por Francisco Araújo
    .
  • .

Você já deve ter percebido que no blog da Turistando Chile você encontra as melhores dicas para curtir sua viagem ao Chile, não é? Possibilitar que você viva de tudo por aqui é um dos pilares que sustenta a nossa filosofia de trabalho.
Dentro desse contexto, o artigo de hoje vai abordar sobre um tema que praticamente faz parte do Chile e que ajuda com que o povo chileno seja lembrado em diversos cantos do mundo, inclusive aí no Brasil. Estamos falando sobre o vinho chileno.
VINHO DO CHILE
Apenas para contextualização, a safra de vinho produzida no Chile está dentre as mais requisitadas no mundo. Segundo os dados do relatório da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) do ano de 2018, a estimativa da produção de vinho chileno no ano a deixaria em 6º lugar dentre os principais produtores de vinho do mundo, ficando atrás apenas da Itália, França, Espanha, Estados Unidos e Argentina.
Os vinhos produzidos aqui no Chile são muito apreciados pelos brasileiros. O mercado chileno possui uma variedade de produção, e todos com excelente qualidade, o que ajuda a explicar essa preferência; além do mais, o clima mediterrâneo favorece o cultivo das uvas. Por aqui, os vinhos mais famosos são produzidos a partir das uvas Carménère, Cabernet Sauvignon e Chardonnay.
ONDE COMPRAR OS MELHORES VINHOS CHILENOS.
A melhor opção para comprar vinhos chilenos é diretamente nas vinícolas, com certeza. Além da enorme variedade e da possibilidade de realizar um passeio turístico diferente, nas vinícolas ainda é possível fazer degustações de vinho, o que facilita no processo de escolha. 
Entretanto, também é possível encontrar os melhores vinhos para comprar no Chile nos Supermercados Jumbos, em Santiago. Por lá o turista encontrará prateleiras e mais prateleiras recheadas de garrafas de vinho, de todos os tipos e marcas. 
Lembramos que no shopping center mais famoso de Santiago, o Costanera Center, o turista conta com uma loja de vinhos, onde também será possível pedir indicações e sugestões para os funcionários; outra loja especializada em vinhos no Chile é a El Mundo de Vino.
Além do mais, converse com os habitantes locais, guias turísticos, amigos, funcionário do hotel... e levante indicações de estabelecimentos especializados em vinhos no Chile. Em último caso, é possível comprar vinhos chilenos no Free Shop, já no final da viagem. Entretanto, nesses casos a oferta de vinhos disponíveis poderá ser menor.
Uma dica interessante é ignorar as marcas de vinhos facilmente encontradas no Brasil. Considere que a quantidade de garrafas de vinho que poderá transportar no avião é limitada, de modo que seria mais interessante investir em vinhos mais difíceis de serem encontrados ou que são mais caro no Brasil.

QUANTAS GARRAFAS DE VINHO POSSO LEVAR NA MALA?
Para saber quantas garrafas de vinho é possível trazer do Chile, o turista terá que se atentar a duas regras primordiais. Primeiramente, existe um limite de quantidade de litros por pessoa, que é de 12 litros –16 garrafas de 750 ml. Vale lembrar que as pessoas menores de 18 anos não participam dessa conta limite.
Ainda, é preciso se atentar aos limites estipulados pela Receita Federal, que determina que, em viagens aéreas internacionais, cada viajante pode portar o equivalente a U$ 500,00 (dólares) em compras sem pagar impostos; o excedente gera cobranças. É muito importante frisar que esse limite é para todas as compras realizadas no exterior, e não somente os vinhos.
Também é muito importante se lembrar dos limites do peso da bagagem impostos pelas companhias aéreas. Lembre-se que excesso de peso na bagagem gera cobrança, e geralmente, em dólar. Portanto, verifique as regras da companhia aérea pela qual irá viajar para evitar surpresas desagradáveis.
QUANTAS GARRAFAS DE VINHO POSSO LEVAR NA MÃO?
Legalmente, em voos internacionais só é permitido transportar 100 ml de líquido por recipiente. Entretanto, numa breve pesquisa realizada na internet, é possível encontrar diversos relatos de passageiros que conseguiram embarcar com até 05 vinhos chilenos na mão sem serem incomodados pela segurança. 
Não se esqueça de embalar muito bem sua garrafa de vinho para protegê-las e evitar acidentes e/ou vazamentos durante a viagem. Você pode utilizar plástico bolha, roupas grossas, toalhas; também é possível encontrar embalagens protetoras específicas para vinho à venda nos supermercados e vinícolas! Boa degustação!

NEWSLETTER

Inscreva-se e receba nossas novidades, promoções!