Como usar o Tripavisor na minha viagem

Como usar o Tripavisor na minha viagem

  • Por Rodrigo Araújo
    .
  • .

[19:22, 5/6/2019] Egle Villanova: Durante o planejamento de uma viagem, para quem você costuma pedir conselhos e dicas para ajudar na sua programação? Conhece os serviços do TripAdvisor? Sabe como pesquisar no site TripAdvisor?

TripAdvisor – Para que serve?
Segundo a Central de Ajuda do TripAdvisor, o serviço é indicado para planejamento de viagens das pessoas que não sabem ao certo para onde querem viajar mas precisam de inspiração; para os viajantes que já sabem para onde ir e gostariam de obter informações sobre hotéis, restaurantes ou o que fazer quando chegar ao destino.

Como visto acima, o TripAdvisor, como o próprio nome indica em tradução livre, é um conselheiro de viagens. Nele é possível analisar as opiniões de viajantes sobre quase todos os estabelecimentos relacionados ao segmento de turismo do mapa mundi (hotéis, atrações turísticas, agências de turismo, restaurantes, etc...).

O site é um dos responsáveis pela disseminação do modelo de internet participativa, com conteúdo gerado pelo próprio usuário - como acontece com o site Reclame Aqui.

O interessante é que, no início, o intuito da TripAdvisor era prestar os serviços de um guia turístico online. Mas os desenvolvedores do site tiveram a ótima idéia de incluir um botão convidando o viajante a deixar seu relato da viagem. Surgia ali o maior site a permitir que o público ranqueasse os estabelecimentos por onde passaram.

Porque usar o TripAdvisor?
Apenas para contextualizar, atualmente os serviços do TripAdvisor são sustentados por mais de 90 milhões de usuários inscritos. Além do mais, o site já registrou mais de 350 milhões de visitas, sendo que os brasileiros são responsáveis por mais de 05 milhões de visitas por mês.
Esse elevado número de usuários inscritos / visitantes por mês faz com que o conteúdo que o site disponibiliza seja muito alto, riquíssimo de informações, de maneira que pesquisar no site TripAdvisor pode esclarecer inúmeras dúvidas sobre sua viagem. 

Entretanto, não podemos esquecer que, como o site é sustentado por pessoas normais – e com perfis diferentes - é mais do que previsível que o visitante encontrará uma infinidade de avaliações não unânimes e que em algum momento causará confusão na cabeça do visitante.

Sendo assim, o importante não é somente saber como pesquisar no TripAdvisor, mas sim, como filtrar as informações da pesquisa.

Como pesquisar no TripAdvisor
Existem diversas dicas para pesquisar no TripAdvisor que vão além da simples ação de escolher o destino ou estabelecimento que deseja obter informações. A primeira delas, com certeza, é consultar o máximo possível do site antes de tomar uma decisão definitiva para sua viagem.
Ao consultar alternativas é possível classificar as informações (elogios e críticas) que podem ser consideradas irrelevantes para você das informações que realmente importam para a realização da sua viagem.

Além do mais, durante sua pesquisa considere os comentários dos outros usuários, mas não se assuste com uma ou outra avaliação negativa. O essencial é analisar os tipos de reclamações e a resposta do local avaliado.

 Um bom termômetro é realizar uma pesquisa de locais que você já visitou no passado - e que daria nota 10 para os serviços - e filtrar as avaliações negativas. Possivelmente irá se surpreender com a quantidade de pessoas que não ficaram satisfeitas com suas experiências.

É importante ressaltar que os rankings do TripAdvisor não representam quais os melhores ou piores estabelecimentos. O site não apresenta a qualidade do lugar, e sim, o grau de satisfação dos clientes que visitaram aquele local.

Também é interessante se atentar a data que a reclamação foi registrada. Reclamações antigas podem ter seus problemas já sanados, o estabelecimento já pode ter trocado de gerência, enfim, é preciso analisar com carinho.

 Uma dica é fazer um estudo das avaliações recentes (positivas e negativas) para facilitar no seu processo de escolha.

Leve em consideração que todo tipo de negócio está passível de ter reclamações negativas. Entretanto, é importante focar na maioria das avaliações. Também é importante ver como determinado estabelecimento encara as reclamações e qual o suporte que ele oferece ao cliente nessas situações.

Outro dado para se estar atento também é a categoria em que a empresa está inscrita no site da TripAdvisor. Por incrível que pareça, tudo tem o seu jeitinho para se qualificar melhor no ranking. A categoria sempre deve estar de acordo com o local avaliado. Por exemplo, se está avaliando um restaurante, ele precisa estar inscrito em categorias como: alimentação, comidas, atividades gastronômicas ou algo do tipo e nunca como : excursões, teatros, etc.. assim também as agências de turismo, precisam estar cadastradas em categorias como : atividades ao ar livre, passeios , excursões , o que fazer , e nunca como Táxi, transporte... Afinal, você está avaliando uma empresa para que te dê total suporte em turismo e não apenas em transporte!!


Assim como o Trip Advisor, a Turistando Chile também pode ser sua conselheira de viagens aqui no Chile. Pesquise sobre nossa agência no site da TripAdvisor e conheça mais sobre nossos serviços. Nossa equipe é formada por profissionais altamente qualificados sempre prontos para garantir a sua diversão!

NEWSLETTER

Inscreva-se e receba nossas novidades, promoções!