Comidas típicas do Chile e onde achá-las.

Comidas típicas do Chile e onde achá-las.

  • Por Rodrigo Araújo
    .
  • .

[17:53, 10/6/2019] Egle Villanova: Existem muitas maneiras de conhecer uma nova cultura durante as viagens, seja através da língua nativa, seja estudando sobre o passado da região, interagindo com os moradores locais; enfim, há uma infinidade de possibilidades... Entretanto, vamos concordar que conhecer a cultura de um local pela sua gastronomia é muito mais saboroso! E por aqui, no Chile, isso não seria diferente.
Para preparar seu paladar, ressaltamos que, assim como os outros povos da América Latina, a cultura chilena é fortemente influenciada por outros países - como a Espanha, Itália, Índia, Arábia Saudita, dentre outros. As especiarias trazidas por esses povos durante a imigração se misturaram com os produtos típicos do Chile, resultando em pratos decididamente apetitosos!
CULINÁRIA CHILENA
No campo gastronômico, a culinária do Chile apresenta traços marcantes da cultura espanhola, com a presença de pratos saborosos e a utilização de muitos temperos especiais. A Turistando Chile preparou um artigo especial para você experimentar o máximo possível da culinária tradicional chilena, com dicas do que comer no Chile e, de quebra, ainda conseguir economizar alguns trocados com as alimentações. Vamos lá?
- Empanada Chilena
A empanada é um dos pratos mais tradicionais por aqui. A empanada chilena consiste em um salgado feito de massa e recheado, geralmente, com cebola, carne, ovos, uvas passas, azeitonas e diversos temperos. Vale lembrar que é possível encontrar outras opções de recheios, como queijos, mariscos e camarão, por exemplo.
- Curanto comida chilena
Esse prato tradicional chileno é uma espécie de churrasco incomum subterrâneo. Resumidamente, o curanto é um grande prato de carnes e mariscos cozidos, acompanhados de pães. O curioso é que o esse prato é preparado em um buraco na terra, embaixo de pedras super quentes e com o auxílio de folhas de Nalcas, uma planta típica chilena. Apesar do preparo parecer excêntrico, o sabor do curanto vai te fascinar.
- Cazuela
Muito comum no lado norte do país, a cazuela é uma sopa saborosa frequentemente preparada no inverno. O ensopado é composto de legumes, carne (de boi, frango ou cordeiro), e diversos temperos típicos do Chile; invariavelmente é incrementado com pedaços de milho. A cazuela é facilmente encontrada nos restaurantes de comida típica chilena.
- Caldillo de Congrio
Também muito requisitado durante o inverno, o caldillo de congrio chileno é um caldo de peixe muito popular e saboroso pelas terras andinas. O congrio, peixe utilizado para fazer o caldo, pode atingir até 02 metros de comprimento, não possui escamas e sua carne é branca e macia. O prato tradicional chileno foi, inclusive, reverenciado pelo poeta Pablo Neruda em seu poema intitulado ‘Ode ao Cadillo de Congrio’. 
- Pastel de choclo
Traduzindo: Torta (ou bolo) de milho. O pastel de choclo é um tipo de torta salgada feita de milho e que geralmente é incrementada com carne de boi ou frango, ovos, azeitona e diversos temperos. Lembra muito o escondidinho brasileiro. Um detalhe interessante de se ressaltar é que, tradicionalmente, o prato leva uma pitada de açúcar por cima.
- Completos
Você gosta de cachorro quente? Por aqui no Chile eles são chamados de completos e são um dos pratos de comida de rua no Chile mais procurados. Assim como no Brasil, o lanche leva salsicha e outros incrementos; no caso, o completo pode ter o acréscimo de tomate picadinho, chucrutes e uma espécie de purê de abacate. 
Cabe ressaltar que, além dessa pequena lista acima, existe uma infinidade de pratos tradicionais capazes de agradar até o mais exigente dos paladares. Saiba que é possível descobrir o melhor da gastronomia de Santiago comendo bem e gastando pouco!
Nossa equipe indica alguns estabelecimentos com comidas tradicionais em Santiago, como o Dominó, Castaño, La Piccola Italia, Ocean Pacific, Giratorio Restaurant, Mestizo, Como Água Para Chocolate, dentre outros. Nesse link você encontrará uma lista detalhada de estabelecimentos que oferecem o melhor da gastronomia de Santiago. Lembre-se que a Turistando Chile é a sua companheira de viagens aqui no Chile.

NEWSLETTER

Inscreva-se e receba nossas novidades, promoções!