Chile com crianças no inverno

Chile com crianças no inverno

  • Por Francisco Araújo
    .
  • .

Se para nós, adultos, a neve já é empolgante, para as crianças a neve se transforma em algo incrivelmente mágico. Definitivamente, o inverno chileno tem o poder de tornar tudo mais atraente e emocionante e, para os pequenos, a possibilidade de fazer bonecos de neve, brincar com trenós, guerras de bola de neve, correr naquele cenário branquinho, com certeza é a realização de um sonho.

Milhares de turistas viajam para o Chile durante o inverno chileno para conhecer a neve; isso é um fato. Entretanto, pudemos perceber receios corriqueiros de pais que pretendem visitar nosso país durante o inverno com crianças de diversas idades e não sabem o que fazer em Santiago Chile em família.

A boa notícia é que o período de neve chileno oferece atrações para toda a família – sem restrição de idade para as crianças, mas com a vantagem de pagar mais barato nas passagens aéreas e hospedagem (em comparação com destinos europeus) e a dispensa de visto ou passaporte para brasileiro. Interessante, não?

Chile Neve

Época de neve no Chile é certeza de satisfação para todos os gostos, principalmente para a criançada. Por aqui é possível encontrar estações para esquiar, para brincar, para passear com os filhos ou simplesmente curtir o clima frio. Próximo a Santiago o viajante pode escolher entre quatros estações de esqui: La Parva, El Colorado, Farellones e Valle Nevado.

Em algumas dessas estações é possível encontrar até atrações fixas para crianças, como no Valle Nevado, que possui uma área onde os pequeninos de todas as idades podem brincar com a neve em segurança. O espaço conta com diversas atividades monitoradas pelos funcionários do local.

A neve costuma cair entre os meses de junho e setembro, mas é preciso lembrar que as condições climáticas podem variar, antecipando ou atrasando a neve em alguns dias. Para se precaver, é muito importante pesquisar com antecedência.

Um fato interessante é que as estações de esqui do Chile oferecem infraestrutura voltada para absorver a alta demanda de turistas, inclusive famílias que vem ao Chile com bebê, pois conta com a presença de hotéis, lojas diversas e restaurantes. Entretanto, convém lembrar que o trajeto para as montanhas apresenta um determinado grau de dificuldade.

Leve em consideração que a subida das montanhas do Chile é grande. A rota do centro até o Valle Nevado (ponto mais alto) dura aproximadamente 02 horas e, de certa forma, para os pequenos o trajeto pode ser considerado perigoso. Sendo assim, cogite o auxílio de equipes especializadas, que ofereçam maior segurança para subir as montanhas chilenas com crianças, pois nada paga a cara de felicidade das crianças ao conhecer a neve.

Neve com crianças no Chile

Nas estações de esqui chilenas as crianças podem fazer diversas atividades. É possível praticar o tradicional esqui, se aventurar no snowboard; se preferir tem também a tirolesa, teleférico ou até mesmo o snow tubing, uma atividade na neve muito divertida que pode ser feita por qualquer pessoa, até mesmo sem treinamento. Basta sentar numa bóia grande e descer a colina de neve abaixo!

Não se esqueça de hidratar as crianças durante a visita às montanhas chilenas. Pra se ter uma idéia, o Valle Nevado está a 03 mil metros acima do nível do mar. É a estação de esqui mais alta do Chile. Nessas condições climáticas, é comum que o cansaço apareça junto com a falta de ar... e por esse motivo é importante se hidratar e dar bastante água para as crianças.

Aqui vai uma dica: Para as famílias que ficarem hospedadas na cidade, o interessante é encontrar um local próximo a Las Condes, tendo em vista que a região fica próxima do começo da subida das montanhas. Outra dica interessante é que, a partir da segunda metade de agosto os preços começam a cair na região.

ROUPAS PARA CRIANÇAS NA NEVE

A melhor maneira de vestir as crianças para conhecer a neve é utilizando várias camadas de roupas. Considere que, no inverno, os termômetros nas estações de esqui já atingiram -15°C. Na cidade de Santiago os termômetros variam entre -3°C e 18°. Por esse motivo é importante agasalhar muito bem os pequenos.

- Primeira Camada de roupa

Antes de tudo, o aconselhável é utilizar roupas térmicas na primeira camada. No Brasil esse tipo de vestimenta é muito conhecido como segunda pele. A função da roupa térmica é, realmente, proteger nosso corpo do frio. Isso ocorre porque elas são fabricadas com materiais que permitem conservar o calor produzido pelo nosso organismo, mantendo a temperatura do corpo por mais baixa que esteja à temperatura do ambiente.

- Segunda camada de roupa

A segunda camada será responsável pelo aquecimento do nosso corpo, auxiliando a primeira camada na retenção do calor corporal; funciona como um isolante.

Na segunda camada (ou camada intermediária) é comum a utilização de peças fabricadas com tecidos mais quentes, como a lã. Entretanto, a lã não é indicada para quando as crianças foram fazer atividades como o esqui ou caminhadas longas. Para esses casos, o indicado é o fleece, um tecido polar com flanela fabricado com alta tecnologia.

- Terceira camada de roupa

Na última camada são utilizados casacos impermeáveis e do tipo corta-vento, tendo em vista que esse tipo de roupa para neve bloqueia o ar frio e a umidade, garantindo que a primeira e segunda camada não fique molhada pela neve, chuva ou os ventos úmidos.

Cabe ressaltar que, assim como o casaco, as calças e as botas devem ser impermeáveis. Não se esqueça das toucas e luvas para a criança poder brincar na neve com segurança! Lembre-se que o calor do corpo evapora a partir das extremidades; sendo assim, é muito importante que a cabeça, mãos e pés estejam protegidos.

Seguindo essas dicas, é possível viajar com crianças para o Chile durante o período de inverno com muita segurança e diversos momentos de lazer em família. Entretanto, caso necessite sanar outras dúvidas, mantenha contato com a equipe da Turistando Chile! Teremos o maior prazer em lhe atender.

NEWSLETTER

Inscreva-se e receba nossas novidades, promoções!